Actual
Os dois
Actual
Conta/o de Natal
Actual
A importância da <i>Wikileaks</i>
A talhe de foice
Entre as brumas da memória
Crónica Internacional
O caminho do futuro…
PCP
Uma batalha de acrescida importância
A decisão assumida pelo Comité Central do PCP da apresentação da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República deu expressão às decisões assumidas no XVIII Congresso do PCP de intervir nas eleições presidenciais de 2011 “com o objectivo de afirmar as suas próprias ideias quanto ao papel e funções do Presidente da República, e de contribuir para que seja assegurada na Presidência da República uma intervenção nesse cargo comprometida com a defesa e respeito da Constituição da República e liberta dos interesses e posicionamentos do grande capital”.
O mundo do trabalho apoia Francisco Lopes
A necessidade imperiosa de uma ruptura e de uma mudança na vida nacional – corporizada, nas eleições presidenciais, pela candidatura de Francisco Lopes – é cada vez mais sentida na sociedade portuguesa. Divulgamos hoje mais algumas das personalidades do mundo do trabalho, bem como declarações de destacados dirigentes sindicais que decidiram prestar público apoio à candidatura comunista. (Ver também em http://www.franciscolopes.pt/apoiantes).
Construir um futuro diferente
A única candidatura que luta por um Portugal democrático, justo, solidário e desenvolvido esteve sábado no distrito de Setúbal, onde contactou com as populações do Montijo e de Alcochete, almoçou e jantou com apoiantes em Sesimbra e em Setúbal, manifestou a sua solidariedade com os actores e público do Teatro Municipal de Almada, participou, no Barreiro, no Plenário Regional de Eleitos da CDU nas Autarquias Locais e terminou o périplo num encontro com a juventude, em Cacilhas.
Campanha no País real
Francisco Lopes participou, sexta-feira, em iniciativas de campanha que demonstram que é o único candidato à Presidência da República que contacta o País real, com a confiança de que é possível transformá-lo.
Multiplicar os contactos e o esclarecimento
Marcando presença num grande número de iniciativas, o candidato comunista à Presidência da República desdobra-se em contactos e desafia os apoiantes a multiplicarem a campanha de esclarecimento e de massas em curso.
Auscultação sobre a Justiça
Em Queluz e na Amadora
Ecologistas apoiam Francisco Lopes
Francisco Lopes recebeu, ontem, em Lisboa, da mão do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) uma lista com o nome de várias centenas de ecologistas que apoiam a sua candidatura.
Comícios no Porto e em Lisboa
Travar a ofensiva do capital
O secretário-geral do PCP considera que as grandes e as pequenas lutas de massas são a melhor resposta à ofensiva do capital contra os direitos e condições de vida dos trabalhadores e do povo.
Um hino ao trabalho
Em ambiente de festa e de grande camaradagem, foram inauguradas, no dia 8 de Dezembro, as obras do, agora, novo Centro de Trabalho de Arrentela do PCP.
Mais força para lutar
Reforçar o Partido<br>por Abril e pelo Socialismo
Exercer direitos e defendê-los
Em defesa do serviço público
DORL saúda perspectiva revolucionária
80 anos de vida e de resistência
Natal de luta nas ruas
Insistindo nos principais motivos que justificaram a greve geral de 24 de Novembro, as estruturas da CGTP-IN estão a promover esta semana uma série de acções de luta e protesto.
Frente Comum repudia «prendas»
Os trabalhadores da Administração Pública concentram-se esta tarde diante do Ministério das Finanças para, antecipando o Natal, «prendarem» o Governo.
Lutar na segurança
Os profissionais das forças e serviços de segurança vão continuar a realizar protestos públicos, até para tal haver razões, garantiram dirigentes e activistas na concentração que anteontem teve lugar em S. Bento.
Demagogia e propaganda
A apresentação que o Governo fez dos resultados do Programa PISA, na semana passada, sobre a evolução do sistema educativo e o sucesso escolar em Portugal, foi «demagógica e orientada para a propaganda», acusou a Fenprof.
Lutas nos transportes
<i>Páginas Amarelas</i>
Praças não se conformam
Directivas da discriminação
Aumento surpreendente da esperança de vida...
Não à externalização na CML
A compensação salarial é necessária
Síndrome nos Centros de Emprego
Exploração sexual
Direitos sob fogo do Governo
Uma cortina de fumo continua a envolver a posição do Governo quanto a alterações em matéria de legislação laboral que facilitem o despedimento e diminuam a respectiva indemnização.
Agravar a exploração
O Governo quer «facilitar o despedimento» e torná-lo mais barato, fragilizando ainda mais os trabalhadores», acusa o PCP, vendo neste objectivo um «violento ataque» e «uma nova declaração de guerra» às classes trabalhadoras.
Gestão sustentável dos recursos
Encontram-se na comissão parlamentar de Ambiente, para onde baixaram há quinze dias, sem votação, por unanimidade dos deputados, as propostas de alteração da Lei de Bases do Ambiente apresentadas pelo PCP, «Os Verdes» e PSD.
Acidentes com tractores
Pela adopção de normas abertas
Urge apoio efectivo
AR atribui medalha de ouro
Romper com discurso falso
Num tempo cinzento, um abraço azul
Largas centenas de pessoas manifestaram-se, sábado, no Teatro Municipal de Almada (TMA), numa primeira acção pública contra os cortes orçamentais que o Governo prevê impor às companhias de teatro em 2011.
Machadada no investimento municipal
Para os eleitos do PCP, o Orçamento apresentado pela maioria PSD/CDS-PP na Assembleia Municipal do Porto «não está à altura dos problemas da cidade e das necessidades da sua população».
22 anos de luta
Município endividado
Homenagem a António Dias Lourenço
«Businão em Cacia»
Luísa Basto
Conflito aceso
O parlamento britânico aprovou, dia 9, o aumento das propinas universitárias em 300 por cento, provocando a ira dos estudantes e professores que se manifestaram massivamente no centro londrino.
Ministros recusam licença de maternidade
Italianos pela mudança
Audiência Nacional absolve Otegi
Romenos fiéis ao socialismo
Clima… de guerra
A maior iniciativa<br>anti-imperialista juvenil
Iniciou-se na segunda-feira, em Tshwane, na África do Sul, o 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), a maior iniciativa internacional anti-imperialista juvenil.
Uribe acusado de crimes contra a humanidade
Argentina e Brasil reconhecem Palestina
A Argentina e o Brasil reconheceram unilateralmente o Estado da Palestina dentro das fronteiras de 1967, e outros países da região vão seguir-lhes o exemplo.